Backlinks: como melhorar seus rankings de SEO

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Neste artigo falaremos sobre todos os tipos de backlinks que podem ser construídos, ensinaremos como fazer e como devem ser incorporados para obter o máximo de impacto em SEO.

Tudo o que discutimos aqui é praticado diariamente em nossa agência e alimenta as classificações de nosso site (e as classificações de sites de nossos clientes). Este guia sobre backlinks discutirá, em detalhes, todos os diferentes tipos de backlinks e como obter.

O que são backlinks?

Backlinks são links externos de outros sites que apontam para o seu site. Quando um site A direciona para o site B, você pode dizer que o site B acabou de adquirir um “backlink” do site A.

Por que os backlinks são importantes?

Os mecanismos de pesquisa (especialmente o Google) usam backlinks como fator de classificação.

Os backlinks são vistos como referências e recomendações de conteúdos. Quanto mais backlinks de sites relevantes você tiver apontando para o seu site, mais relevante ele será aos olhos do Google e melhor o posicionamento você terá na primeira página.

É igual acontece na vida real, quanto mais pessoas indicam um filme, um restaurante ou uma música, mais interesse você terá em conhecer e buscar saber. O Google funciona da mesma maneira.

Quanto mais backlinks (de qualidade + relevantes) o seu site adquirir, maior será o seu conteúdo e mais tráfego relevante chegará ao seu site.

Como obter backlinks

Backlinks dividem-se em 2 tipos principais:

  1. Construídos
  2. Adquiridos

Isso significa que alguns links você pode construir. Isso acontece através de:

  • Links nas redes sociais
  • Comentários do blog
  • Links de assinatura do fórum
  • Google Meu Negócio

Outros links você pode adquirir ou ganhar geralmente através de link building, com outros blogs ou sites de notícias do setor. 

Embora existam apenas dois tipos reais de links, existem três maneiras de obter backlinks.

  • Construir
  • Adquirir (Naturalmente ou Não)
  • Comprar

Vamos tentar dividir e organizar este guia com backlinks que você pode “Construir” x “Ganhar”. 

A compra de links não é algo recomendado, uma vez que pode causar sérios problemas de SEO no seu site. Isso porque o Google analisa e observa quais os sites que estão apontando para o seu e você pode ser punido com uma pontuação baixa caso ele leia como spam.

Recomendamos apenas obter links de fornecedores muito confiáveis. Algumas ferramentas como o Sem Rush ajudam a trabalhar o link building, listando sites confiáveis com domain score positivo e baixo toxic rate. 

O que torna um link bom?

Existem algumas propriedades que tornam um link bom e saber avaliar as oportunidades de link é uma habilidade crucial a ser desenvolvida para a realização de uma campanha de SEO bem-sucedida.

No artigo Guia Introdutório de Link Building você encontra informações importantes sobre isso.

Coisas que tornam os backlinks bons:

  • Autoridade
  • Relevância
  • Tráfego

Backlinks para evitar

Até o momento, conversamos muito sobre os links que você deve adquirir, quais os tipos e como obtê-los. Mas, tão importante quanto os links que você consegue, é aquele que você decide evitar. 

A chave para dominar isso (sem ter que memorizar um monte de coisas) é aprender a identificar um “link ruim” – e evitar ser associado a ele.

Em geral, você deve evitar obter links de:

  • Sites irrelevantes (a menos que tenham Domain Score muito alto)
  • Alto toxic rate
  • Domínios que foram invadidos / spam
  • Domínios com texto âncora tóxico ou super otimizado
  • Redes de blogs públicos
  • Backlinks criados por software
  • Fiverr

Redes de blogs públicos

Uma rede pública de blogs é um PBN (rede privada de blogs) que na verdade não é realmente privada.

Construir e manter uma rede de blogs privados consome muito tempo, é um trabalho árduo, de formiguinha, mas que quando bem feito, pode trazer resultados incríveis. 

O problema é que existem muitos fornecedores que vendem publicamente links em suas redes de blogs “privadas” – tornando-a uma “rede pública de blogs”. Eles geralmente não têm seus melhores interesses em mente, apenas querem obter dinheiro para um link. Não obtenha esses links.

Backlinks criados por software

Atualmente, existem muito softwares que compilam backlinks. Eles são baratos, rápidos e podem criar links em grandes quantidades. Isso costumava funcionar há muitos anos, mas agora é realmente apenas uma receita para o desastre.

A menos que você realmente saiba o que está fazendo, evite usar software para criar links.

Fiverr

Muitos SEOs utilizam o Fiverr para o trabalho de criação de links. Péssima ideia.

Embora possa haver um provedor ocasional de links de qualidade no Fiverr – na maioria das vezes, essas pessoas são spammers que estão tentando ganhar dinheiro com facilidade. Eles não se importam com você, seu cliente, seu site ou qualquer outra coisa.

Você realmente acha que um freelancer iria se matar para conseguir 500.000 links de qualidade por R$ 20? E você realmente acha que o Google acharia normal 500.000 links apontando para o seu site da noite para o dia?

Como criar backlinks de alta qualidade

Esperamos que, a essa altura, você tenha uma sólida compreensão do que são backlinks, da sua importância, como escolher os melhores e quais evitar. 

Nesse caso, é hora de começar a construir os links.

Gostamos de criar backlinks seguindo uma certa ordem natural, como esta abaixo:

  1. Redes sociais
  2. Diretórios de Negócios Essenciais
  3. Diretórios de Negócios por nicho
  4. Diretórios de Negócios
  5. Links da Autoridade Geral de Negócios
  6. Links da Autoridade por Segmento
  7. Redes Sociais Extras
  8. Blogs da Web 2.0
  9. Press release
  10. Comentários relevantes de blog
  11. Links de fórum 
  12. Guestpost
  13. Troca de links
  14. Backlinks do concorrente
  15. Links PBN

Redes sociais

As redes sociais são fundamentais para apoiar a estratégia de SEO de um site. Qualquer blog após realizar a publicação de um novo artigo costuma divulgar nas suas redes sociais. Essa é uma estratégia básica e que surte resultados no marketing digital. 

De fato, existem algumas redes sociais mais usadas que o Google espera que você utilize, como pode ver aqui ou no print abaixo:

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Inicie seu backlink criando perfis de negócios nesses perfis abaixo:

  • Facebook Business Page
  • Twitter
  • Linkedin Business Page
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest (se o conteúdo visual for relevante para o seu segmento)

Dica: preencha / complete totalmente esses perfis com imagens, vídeos, descrições, URL do site, número de telefone, horário de funcionamento, etc. Use as seções “sobre” para adicionar informações sobre os serviços ou produtos que você fornece usando variações de palavras-chave.

Diretórios de Negócios Essenciais

Depois que uma empresa configura suas redes sociais, o próximo passo é criar um perfil nos principais diretórios de negócios para que sua empresa possa aparecer em mapas quando os consumidores estiverem pesquisando. Esses incluem:

  • Yelp
  • Google Meu Negócio
  • Bing Maps
  • Apple Maps
  • Waze
  • Mapquest

Desenvolva sua presença em todas as propriedades e preencha também com o máximo de informações possíveis.

Diretórios de negócios por nicho

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Os diretórios de negócios por nicho são os diretórios da web específicos para o seu segmento ou, pelo menos, para o seu amplo setor. Por exemplo, se você é um dentista, você deve listar sua clínica em diretórios odontológicos específicos, como:

  • 1800dentist.com
  • dentists.com

Você também deve considerar tem uma presença nos diretórios relacionados à saúde em nível mais amplo do setor, como:

  • wellness.com
  • webmd.com
  • vitals.com
  • doctor.com

Você pode encontrar diretórios de negócios por nicho pesquisando-os no Google. Para encontrar diretórios por nicho pesquise:

  • Diretório NICHO + (ex: diretório dentista +)
  • Diretórios NICHO (ex: diretórios de dentista)
  • NICHO + “site de envio” (ex: dentista + “site de envio”)

Diretório de negócios

Assim como existem diretórios de negócios categorizados por setor, existem diretórios de negócios categorizados por local/região geográfica.

Se sua empresa estiver localizada em uma determinada cidade, você deve procurar ter uma presença nos diretórios relevantes dessa cidade/estado.

Para descobrir se existem diretórios importantes para você por localização, pesquisa:

  • CIDADE + DIRETÓRIO
  • DIRETÓRIO + CIDADE
  • URL DO MEU SITE + CIDADE
  • NICHO + CIDADE + DIRETÓRIO
  • CIDADE + DIRETÓRIOS

Links de Autoridade Geral de Negócios

Os links de autoridade comercial são locais semelhantes aos diretórios de negócios, mas são geralmente pagos. Isso inclui sites comerciais confiáveis, como a AECWEB. São associações pagas em que o Google reconhece legitimidade.

A lógica é que, se você estiver disposto a pagar por uma assinatura anual nesses sites comerciais, é menos provável que seja um spammer e mais provável que seja um negócio legítimo para aparecer na pesquisa orgânica.

Nota: Sim, eles são pagos, mas os links e a confiança que você obtém deles são muito bons. Além disso, muitos desses locais têm muitos outros benefícios para a sua empresa, além de apenas um link – como lista de emails qualificados, presença em revista digital, email marketing, etc.

Links da Autoridade por Segmento

Os links de autoridade por setor são como os “links gerais de autoridade de negócios” – exceto que são específicos para o seu setor.

Pense em associações, faculdades ou escolas pagas do setor em que você frequentou, organizações do setor das quais faz parte, instituições de caridade ou organizações sem fins lucrativos específicas do setor, etc.

Todos esses lugares são sites em potencial para obter backlinks e são muito impactantes para o seu SEO.

Redes Sociais Extras

Obter links adicionais nunca é má ideia, a não ser que sejam sites duvidosos. Você pode procurar obter links de outras redes sociais ou outros sites que tenham alguma relação com seu segmento, com públicos semelhantes.

Ter uma variedade de links apontando para o seu site, ajuda a diversificar seu perfil de link, ancorar a proporção do texto e criar autoridade.

Web 2.0 Blogs

O termo “Web 2.0” refere-se a sites que enfatizam o conteúdo gerado pelo usuário, ou seja, assuntos do universo do seu segmento. Buscar parcerias com esses blogs para backlinks pode surtir muito resultado. 

Press Release

Um press release é uma declaração oficial divulgada na mídia pela empresa com o objetivo de fornecer informações de interesse público. As empresas usam comunicados de imprensa todos os dias para fazer anúncios que desejam que o público em geral conheça, como inauguração de uma nova loja. Usar um comunicado de imprensa pode ser uma jogada estratégica para o seu SEO.

Comentários relevantes do blog

Obter comentários no blog é algo natural se você é proprietário de uma empresa e está interagindo com sua comunidade, respondendo a perguntas e tentando se envolver no seu nicho online.

Encontre blogs relevantes e responda às perguntas das pessoas ou apenas faça comentários nos artigos que você lê.

Links de fórum

A participação em fóruns é semelhante aos comentários do blog. Procure fóruns em seu setor, crie um perfil (a maioria permite que você coloque um link para seu site) e comece a se envolver em conversas significativas e de valor com os usuários.

Eventualmente, depois de criar confiança e fazer alguns comentários, você poderá começar a colocar um link para um recurso no seu site que seja valioso e relevante para uma discussão no fórum.

Guestposts

O guestpost ou post de convidado, é um artigo produzido por um especialista no assunto ou outra pessoa que contribui com algum assunto para o seu blog. 

Na verdade, isso é muito comum em setores como saúde, direito, onde esses especialistas escrevem um artigo de opinião para um site de notícias, por exemplo. Isso traz mais autoridade para o seu site, uma vez que pode adicionar links para artigos do seu blog ao longo do artigo.

Isso também contribui para tornar sua marca ou seu nome como profissional mais conhecido. 

Troca de links

A troca de links é um processo em que você identifica peças de qualidade no conteúdo do seu site e entra em contato com outros blogueiros para que eles possam vincular ao seu conteúdo.

Funciona porque você identifica apenas blogs/sites relevantes que já estão vinculados a um conteúdo muito semelhante ao seu e que se complementam de alguma forma. 

Backlinks dos concorrentes

Para esta etapa, pesquise os concorrentes que aparecem na primeira página e coloque sua url no Ahrefs, Sem Rush ou outra plataforma de link building de qualidade. Analise quais são os backlinks que apontam para o site do seu concorrente e procure conseguir para seu próprio site. 

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PBN Links

Os links PBN (rede de blogs privados) são alguns dos links mais valiosos que você pode criar.

Construir, gerenciar e utilizar um PBN é um processo muito complexo que leva tempo, mas se depois de fazer todo o backlink mencionado acima você ainda precisar de mais links, pense em criar uma rede privada de blogs para gerenciar e trocar links poderosos.

Conclusão

Backlink é uma arte, ciência e processo. O desenvolvimento de um sistema simplificado para a aquisição de backlinks pode te levar muito longe na jornada de SEO.

Fonte: Backlinks: Strategies & Techniques To Build High Powered Back Links To Super Charge Your SEO escrito por Devin Schumacher da SERP Co e traduzido por Accenda Digital.

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    Analista de conteúdo e marketing da Accenda Digital

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