Marketing de Digital
O que é, como fazer e por onde começar…
O marketing digital é um termo abrangente para todos os esforços de marketing on-line da sua empresa.
Muitas empresas aproveitam os canais digitais, como busca do Google, mídias sociais, e-mail, publicidade on-line e seus sites para se conectar com seus clientes atuais e potenciais. Muitas empresas se concentram em canais on-line (ou digitais) ao invés de marketing off-line porque permite que eles atinjam seu público-alvo onde já estão passando a maior parte do tempo: on-line.
Seu próprio site e canais de mídia social – publicidade digital, marketing por e-mail, e além – há um enorme espectro de táticas e ferramentas que se enquadram no âmbito do marketing digital. No entanto, os melhores comerciantes digitais têm uma imagem clara de como cada recurso ou tática ajudam seus objetivos globais.
Vamos direto ao assunto: por que você deve começar a fazer marketing digital?
Há infinitas razões pelas quais o marketing digital é uma excelente solução para os negócios, mas se você está apenas começando, aqui estão os duas que terão o maior impacto na maneira como você comercializa e vende para seus clientes.
A internet é o seu portal para pessoas que podem tornar-se seus clientes um dia. Com uma presença on-line, você pode alcançar mais do que as pessoas certas do que você conseguiria, utilizando mídias tradicionais. E se você fizer isso da maneira correta, você pode alcançar as pessoas que provavelmente se tornarão seus clientes no momento certo na jornada de compra.
“Mailing direto” e “Cold Calling” são táticas desatualizadas. Nós passamos uma quantidade crescente de tempo na internet e estamos constantemente usando nossos smartphones. É uma fato: a maioria das pessoas perderá o anúncio ou folheto impresso que você está tentando colocar na frente deles porque eles estão muito ocupados procurando uma tela digital. Ou isso, ou eles inconscientemente aprenderam a ignorar qualquer coisa que pareça muito com um anúncio.
Outro grande benefício é que o marketing digital permite que os profissionais de marketing vejam resultados precisos em tempo real. Se você já colocou um anúncio em um jornal, você saberá que é impossível medir o impacto que o anúncio tem em seu negócio. Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer aspecto de seus esforços de marketing.
O marketing sempre foi sobre estabelecer uma conexão com seu público-alvo no lugar certo, no momento certo. Hoje, eles estão online, e isso significa que o marketing digital deve ser um foco principal para o seu negócio.
Mesmo que você não tenha uma estratégia de marketing digital completa, é provável que você já tenha alguns dos recursos do marketing digital que precisa para começar.
São os recursos de marketing digital que sua empresa criou. Sua empresa é a única responsável pela forma que aparecem e são distribuídos.
Por exemplo, você pode controlar exatamente o que aparece no feed do Twitter de sua empresa, tornando-o um canal “de propriedade”.
Você pode decidir a qualquer momento publicar um blogpost no seu site e poderá promover seu novo e-book para o seu banco de dados de e-mail sempre que quiser. Esses são chamados de canais “próprios”.
Os canais e ativos de marketing digital incluem:
Trata-se de um conjunto de táticas digitais usadas para atrair seus clientes-alvo para os sites e oferece um conteúdo que realmente seja interessante para ele.
É uma metodologia completa que usa ferramentas de marketing digital que trabalham juntos para atrair, converter, fechar e encantar os clientes, agregando valor.
Algumas das táticas de marketing consideradas como inbound:
Os canais de mídia social, como Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn, permitem que indivíduos, organizações, distribuidores de notícias e empresas sigam as atividades on-line uns dos outros, participem de conversas virtuais e compartilhem conteúdo. Os profissionais de marketing digital tendem a usar uma combinação de canais de mídia social para direcionar o tráfego para seus websites, promovendo seu conteúdo. Também é usado para se comunicar com clientes atuais e potenciais.
Seu conteúdo é o que preenche seu site. Seu blog e outras peças como e-books e guias entram nessa categoria, assim como seus gráficos, ferramentas interativas e vídeos. Quando você cria um conteúdo que atende às necessidades de seu público-alvo, responde às perguntas deles e as divide em tópicos, seu conteúdo naturalmente atuará como um ímã para leads altamente qualificados quando eles pesquisarem tópicos relacionados à sua empresa on-line.
Search engine optimization (SEO) é a prática de otimizar seu site e seu conteúdo para aumentar suas chances de aparecer nas páginas de resultados dos mecanismos de busca, como o Google. Quanto mais próximo do topo dessas páginas você estiver, mais tráfego orgânico seu site provavelmente receberá. O SEO anda de mãos dadas com uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
Trata-se do canal de comunicação escolhido pela maioria dos empresários e usuários da Internet. O e-mail é uma ferramenta poderosa que você pode utilizar para alcançar os membros do seu público diretamente. Você pode usar o e-mail para fornecer conteúdo útil, personalizado e direcionado aos seus clientes em potencial.
Native Ads ou publicidade nativa é um tipo de anúncio online que se destaca por não ter um formato padrão de publicidade, aparecendo como um conteúdo destacado ou recomendado dentro de portais, sites e blogs relevantes, sem prejudicar a experiência do usuário.