Como fazer anúncios no Google?

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Como fazer anúncios no Google

Como fazer anúncios no Google para ser visto e aumentar as vendas? Administrar um negócio online realmente não é fácil, especialmente quando você precisa competir com gigantes como a Amazon, que têm um orçamento de marketing ilimitado para fazer sua publicidade. A corrida para alcançar a primeira página dos resultados de pesquisa do Google é altamente competitiva. Tentar chegar na primeira página, mesmo com um excelente SEO, pode levar meses ou até um ano.

É aqui que entram os anúncios pagos. O Google AdWords é o serviço de publicidade do Google que permite às empresas exibir seus anúncios nas páginas de resultados de pesquisa do Google. Os anúncios geralmente são exibidos na parte superior ou inferior de um SERPs do Google (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa).

O uso do Google AdWords é uma estratégia de marketing comum e eficaz entre empresas que desejam obter seus primeiros clientes online. 

Vantagens de usar o Google AdWords

Como fazer anúncios no Google?

O Google AdWords é uma ferramenta poderosa quando se trata de anunciar uma empresa online. Por que isso é tão bom para a sua empresa? Abaixo estão algumas das vantagens!

Saiba por que anunciar empresa no Google e comece a obter ligações de orçamento e compras ainda hoje. 

Segmentação precisa

Com as muitas opções de segmentação do Google, os empresários podem garantir que o anúncio seja exibido apenas para clientes em potencial. Eles podem filtrar seu público com base na localização geográfica, idade, palavras-chave e muito mais. 

Além disso, eles também podem escolher a hora do dia em que seus anúncios serão exibidos para seu público-alvo. Um exemplo comum usado por muitas empresas é a exibição de anúncios apenas de segunda a sexta, das 8h às 18h. Isso ocorre pelo fato das empresas fecharem nos finais de semana ou em horários fora do horário comercial. Isso pode ajudar a maximizar os gastos com anúncios.

Isso é muito vantajoso para as empresas locais. Estudos mostram que 50% dos usuários de dispositivos móveis que realizaram uma pesquisa local em seus smartphones acabaram visitando a loja, o que ajuda as empresas locais a chamarem a atenção do público por estarem visíveis no topo das SERPs.

Segmentar dispositivos específicos

Após uma atualização de 2013, o Google AdWords permite que as empresas escolham o tipo de dispositivo em que seus anúncios serão exibidos. Para a rede de pesquisa, você pode escolher entre computadores, tablets e dispositivos móveis. Na rede de display, as empresas podem se aprofundar ainda mais e segmentar dispositivos específicos, como iPhones ou Windows. Os ajustes de lance permitem lances automaticamente mais altos ou mais baixos em dispositivos com maior probabilidade de conversão em seu site. Dica: analise os dados de conversão e comércio eletrônico no Google Analytics.

Pague apenas pelos resultados

Essa é sem dúvida a vantagem mais popular da publicidade no Google Ads. Com o Google Ads, as empresas pagam apenas pelos cliques em seus anúncios, em vez de impressões. Isso é chamado de modelo de publicidade custo por clique  (CPC). Dessa forma, as empresas economizam dinheiro pagando apenas quando um usuário executa uma ação para visualizar seu site.

Acompanhamento de desempenho

O Google AdWords permite que as empresas acompanhem o desempenho de seus anúncios. Isso significa que você pode acompanhar o número de usuários que visualizam e clicam no seu anúncio. O Adwords também permite que você acompanhe o número de usuários que executam a ação desejada depois de visualizar seu site.

Como fazer anúncios no Google?

Anúncios no google

O Google Ads é uma ferramenta poderosa, mas apenas quando usada com inteligência. Antes de iniciar o processo de criação da sua conta do AdWords, você deve descobrir seus objetivos. Embora “mais vendas” possa parecer um objetivo atraente, a publicidade online exige mais especificidade. 

É altamente improvável que alguém que visite seu site pela primeira vez faça uma compra logo de primeira sem conhecer sua empresa. As vendas online são construídas para cultivar uma relação de confiança com o consumidor. Por esse motivo, pode haver vários objetivos para uma empresa usar o AdWords. Tal como:

  • Vendas
  • Leads
  • Tráfego do Site
  • Consideração de Produto e Marca
  • Alcance e reconhecimento da marca
  • Promoção de App

Embora seja perfeitamente coerente ter mais de um objetivo, lembre-se de que você precisará executar campanhas diferentes para alcançar objetivos diferentes. Além de identificar seu objetivo, há outro pré-requisito muito importante para anunciar no Google AdWords: ter uma página de destino.

Página de destino

Uma página de destino é um URL ou uma página da web na qual o usuário é direcionado quando clica no seu anúncio. Uma página de destino é uma página independente, projetada para se concentrar em um objetivo específico. Uma ótima página de destino é crucial para o sucesso da sua campanha do AdWords. Uma página de destino bem projetada e otimizada ajudará a converter visitantes em leads ou até clientes.

Lembre-se do seguinte ao criar sua página de destino:

  • Páginas de destino com foco: crie páginas de destino individuais para ofertas individuais. Uma página de destino focada em vários objetivos pode acabar confundindo seus visitantes.
  • Botão de ação: não se esqueça de incluir e destacar adequadamente o botão de ação desejado na sua página de destino.
  • Compatível com dispositivos móveis: com o número cada vez maior de usuários de dispositivos móveis que acessam a internet, é crucial garantir que sua página de destino seja compatível com dispositivos móveis.
  • Cumpra o que promete: sua página de destino deve cumprir todas as promessas feitas no seu anúncio. Por exemplo, se seu anúncio fala sobre um desconto, verifique se a página de destino apresenta o referido desconto.

Até agora, você já deve ter uma lista de objetivos definidos e páginas de destino selecionadas que servem para cada um deles. Agora é hora de entender como fazer anúncios no Google configurando sua conta do Google AdWords.

Configurando a conta do Google AdWords

Dividimos o passo a passo por etapas, mas lembre-se que o Google Ads altera as configurações e layout da ferramenta com certa frequência, então, no momento que você ler esse artigo pode ser que tenha algumas variações na ordem do passo a passo e recursos extras. Qualquer dúvida sobre o uso, deixem um comentário que ficaremos felizes em responder e te ajudar. 

Etapa 1: Inscreva-se

Google Ads

Basta acessar o site do Google AdWords e se inscrever com sua conta do Google. Se você não possui uma conta do Google, precisará criar uma. Não se preocupe, não deve demorar mais do que alguns minutos.

Etapa 2: Escolha uma rede

Depois de inserir as informações necessárias, você chegará à página para criar sua primeira campanha. Aqui você pode escolher seu tipo de campanha, que podem ser: rede de display, rede de pesquisa, shopping, vídeo e smart.

A rede de pesquisa coloca seus anúncios no SERPs do Google, enquanto a rede de display exibe seu anúncio em qualquer site que mostre anúncios.

Para iniciantes e pequenas empresas, é recomendável começar com a rede de pesquisa, pois mostra seus anúncios para usuários que pesquisam especificamente palavras-chave relevantes para sua empresa. Os anúncios gráficos podem ser ótimos para branding, redirecionamento e geralmente têm um CPC muito menor, mas eles não são tão indicados para pesquisas.

Google Ads

Etapa 3: selecione seu público-alvo

Nesta etapa, você pode especificar a localização geográfica do seu público-alvo. Esse recurso garante que seu anúncio seja exibido apenas para usuários que realizam uma pesquisa usando as palavras-chave pelas quais você está fazendo lances e estão presentes no local geográfico especificado por você.

Ao usar a opção de pesquisa avançada, você obtém acesso à “segmentação por raio”. A segmentação por raio permite segmentar um determinado raio a partir do seu CEP. Dependendo da natureza da sua empresa, você pode segmentar países inteiros ou apenas cidades ou bairros se vender algo localmente. Você pode até definir diferentes ajustes de lance de segmentações por raio. Por exemplo, talvez você queira fazer lances mais altos em um raio de 10 km, mas mais baixo em um raio de 30 km.

Público-alvo Google Ads

Etapa 4: Defina seu orçamento

Como você pode ver, definir um orçamento é a principal tarefa da lista. A definição do orçamento diário garantirá que você nunca ultrapasse seus limites de gasto. A melhor maneira de calcular seu orçamento diário é entender primeiro o número de visitantes que sua página de destino pode converter em clientes. Se você está apenas começando, não há problema em trabalhar com médias.

Tendo em conta a taxa de conversão média do seu setor, você pode descobrir quanto deseja gastar para cada visitante. Isso também é chamado de custo por aquisição (CPA). Depois de escolher a moeda e o orçamento desejados, clique em salvar e vá para a próxima etapa.

Orçamento Google Ads

Etapa 5: escolha suas palavras-chave

Palavras-chave são os termos ou frases que um usuário insere na caixa de pesquisa do Google quando realiza uma busca. O Google permite que você escolha entre 15 a 20 palavras-chave que podem fazer com que seu anúncio seja exibido na SERP. Não se preocupe, você sempre pode adicionar mais palavras-chave mais tarde.

palavras-chave Google Ads

Recomenda-se escolher algumas palavras-chave que, com certeza, trarão resultados, ao invés de escolher muitas palavras-chave irrelevantes. Dito isto, preste atenção também aos volumes de pesquisa das palavras-chave que você escolher. Embora possa parecer tentador escolher uma palavra-chave com o volume de pesquisa de 450.000, fazer isso pode não ser a melhor ideia.

Como mencionado anteriormente, o Google AdWords trabalha em um sistema de lances. Palavras-chave com altos volumes de pesquisa geralmente têm lances muito altos. 

Mantenha seus custos sob controle escolhendo algumas palavras-chave relevantes com volumes de pesquisa moderados.

Tipos de palavras-chave e determinação da “correspondência de palavras-chave”

Existem quatro tipos de correspondência de palavras-chave que determinam como você deseja que seu anúncio seja exibido.

Correspondência ampla: a correspondência ampla é a configuração padrão no Google AdWords. Segundo o Google, “permite que seu anúncio seja exibido para pesquisas de frases semelhantes e variações relevantes, incluindo sinônimos, formas singulares e plural, possíveis erros de ortografia, derivações”.

A correspondência ampla permite que você alcance grande parte do seu público. No entanto, como a correspondência ampla também mostra seus anúncios para palavras relacionadas, ele pode ser exibido em muitos resultados de pesquisa irrelevantes.

Modificador de correspondência ampla: o modificador de correspondência ampla oferece mais controle. Simplesmente adicionando um ‘+’ antes de um termo, você pode travá-lo no lugar. Somente quando um termo de pesquisa contiver frases ou palavras após o ‘+’, seu anúncio será exibido nos resultados.

Por exemplo, se você definir lances para “+refeições gourmets no Rio de Janeiro”, seu resultado nunca será exibido para termos de pesquisa como “pizza no Rio de Janeiro”.

Correspondência de frase: a correspondência de frase oferece ainda mais controle aos empresários. Quando você escolhe a correspondência de frase, seu anúncio é exibido apenas nos resultados de termos de pesquisa na mesma ordem que a palavra-chave escolhida. Para especificar a correspondência de frase, basta colocar suas palavras-chave entre aspas.

Correspondência exata: como o nome sugere, essa opção garantirá que seu anúncio seja exibido apenas quando alguém pesquisar com um termo de pesquisa idêntico às palavras-chave escolhidas.

Se você escolheu a correspondência exata e sua palavra-chave é “restaurantes gourmets no Rio de Janeiro”, seu anúncio não será exibido para termos de pesquisa como “melhores restaurantes gourmets no Rio”.

Para especificar a correspondência exata, coloque colchetes nas palavras-chave escolhidas. (Exemplo: [jantar requintado no Rio]) Dica: o uso da correspondência exata pode ser uma maneira mais lenta e segura de escalar as campanhas ao iniciar.

Palavras-chave negativas: palavras-chave negativas são os termos que ajudam a garantir que seu anúncio não seja exibido para públicos irrelevantes. Esse recurso do Google AdWords é útil se você tiver um produto/serviço que pode compartilhar palavras-chave com algo que não está relacionado.

Etapa 6: defina seu lance

Como mencionado anteriormente, o Google AdWords usa um modelo de lances. Um lance é a quantia que você deseja pagar por cada pessoa que clicar no seu anúncio. Se você e seu concorrente estiverem fazendo lances para a mesma palavra-chave e quiser pagar mais por clique, seu anúncio terá uma exibição melhor do que o deles.

Como você pode ver, você recebe duas opções. Este primeiro permite que o Google defina o valor do seu lance para maximizar os retornos do seu orçamento. Se você preferir definir seu lance manualmente, sugerimos que você faça uma pesquisa usando o Planejador de Palavras-Chave do Google.

Se você está apenas começando, pode querer começar com lances automáticos até se familiarizar com o sistema do AdWords. No entanto, definir lances manualmente geralmente pode ser mais econômico. Embora às vezes isso também exija manutenção contínua adicional.

Etapa 7: escreva seu anúncio

Escrever seu anúncio é sem dúvida a parte mais crítica desse processo. Sugerimos que você pense bem nas palavras e torne o anúncio realmente atraente. Sua mensagem deve comunicar claramente sua oferta de maneira a convencer o usuário a clicar no seu anúncio e visitar o seu site. Aqui estão algumas dicas para você começar:

Práticas recomendadas de redação

Seja breve: não há muito espaço para texto, portanto, mantenha sua mensagem direta.

O título é crucial: o título do seu anúncio é a primeira coisa que um usuário lerá. Certifique-se de que chame a atenção e o convença a clicar no anúncio.

CTA: um plano de ação claro informa ao usuário o que você deseja que ele faça.

Anúncios Google Ads

Veja outras formas de anúncios na internet lendo este artigo informativo e veja qual se encaixa melhor no seu objetivo. 

Anatomia de um anúncio

Títulos: o Google AdWords permite a inclusão de até três títulos em um anúncio, cada uma com 30 caracteres. Certifique-se de usar esse espaço limitado com sabedoria. Além disso, é recomendável incluir pelo menos uma das palavras-chave escolhidas em seus títulos.

Descrição: podem ser colocadas duas descrições, de 90 caracteres cada. Use-o para transmitir sua mensagem ao usuário claramente. Se possível, inclua ofertas ou descontos nesta seção para garantir que o usuário clique no seu anúncio. Além disso, verifique três vezes se há erros ortográficos e gramaticais.

Etapa 8: Crie seu anúncio

Quando terminar de escrever seu anúncio, clique no botão “Salvar” e continue na última etapa do processo. Nesta seção, o Google perguntará sobre suas informações comerciais e de pagamento. Você será cobrado quando esgotar o orçamento definido ou 30 dias depois, o que ocorrer primeiro.

Executando vários anúncios

Como mencionado anteriormente, é aconselhável exibir vários anúncios para se concentrar em vários objetivos. Isso pode ser feito facilmente executando várias campanhas ao mesmo tempo. Você pode descobrir quais convertem melhor para o seu negócio.

Cada campanha consiste em vários grupos de anúncios. Cada grupo de anúncios consistirá em palavras-chave semelhantes e as páginas de destino serão similares. Por exemplo, para uma loja de eletrodomésticos eletrônicos, um grupo de anúncios pode ser dedicado a televisões enquanto outro dedicado a geladeiras.

No entanto, os dois grupos de anúncios podem ser incluídos na mesma campanha. Os grupos de anúncios em uma única campanha compartilharão as mesmas configurações de orçamento, local e segmentação por dispositivo. Se você deseja segmentar vários locais ou dispositivos, precisará criar campanhas separadas.

Avaliação de Campanha

Como mencionado anteriormente, uma das maiores vantagens do uso do AdWords são seus recursos de rastreamento. Com essas opções, você poderá determinar se o anúncio que você acabou de criar está com bom desempenho.

Para fazer isso, o primeiro passo é selecionar uma fonte de conversão. Para pequenas empresas, as duas áreas de conversão mais comuns são:

Site: quando um cliente clica em seu anúncio, visita sua página de destino e executa a ação desejada.

Telefone: quando um usuário móvel liga para você pelo número de telefone mencionado no seu anúncio ou clicando no botão de chamada no seu site ou página de destino.

A primeira coisa que você deve fazer é configurar uma meta do Google Analytics no seu site e seguir estas instruções adicionais para configurar o acompanhamento de conversões do Google AdWords.

Você também pode acompanhar as conversões telefônicas nos seus anúncios. Dica: se sua empresa depende muito de chamadas telefônicas, também é recomendável se inscrever em um software de relatório de chamadas terceirizado, como o CallRail. Ele tem uma fácil integração com o WordPress e o Google AdWords

Índice de Qualidade do Google

O Google também rastreia o desempenho de seus anúncios e usa essas informações para determinar onde seu anúncio será exibido na página de resultados de pesquisa. Usando os seguintes fatores como referência, o Google atribui um Índice de Qualidade (QS) a cada uma das suas palavras-chave:

  • Relevância da página de destino: a relevância da palavra-chave para o conteúdo presente em sua página de destino.
  • Taxa de cliques esperada: a probabilidade de um usuário clicar no seu anúncio após pesquisar a palavra-chave.
  • Relevância do anúncio: a relevância do seu anúncio para a palavra-chave.

Verifique o índice de qualidade das suas palavras-chave adicionando a coluna “índice de qualidade” na guia “Palavras-chave” da sua conta do AdWords.

O índice de qualidade não apenas ajuda a determinar o posicionamento do seu anúncio, mas também afeta o processo de lances e o valor pago por clique. Para determinar a posição do seu anúncio, o Google multiplicará o valor do lance pelo seu índice de qualidade.

Se não tiver um orçamento para investir em anúncios pagos do Google agora, veja formas de anunciar no Google de graça para começar a impulsionar sua empresa. 

Conclusão

Conseguiu entender melhor como fazer anúncios no Google? Espero que o artigo tenha ajudado! O Google AdWords é uma ferramenta extremamente poderosa quando se trata de adquirir novos clientes para pequenas empresas. No entanto, se não for usada de maneira inteligente, a plataforma poderá custar dinheiro real em publicidade, sem gerar um ROI respeitável.

Além de usar o conhecimento que você adquiriu com este artigo no blog, a chave do sucesso está em testar constantemente seus anúncios e otimizá-los para obter um melhor desempenho.

Agora que você já entendeu como fazer anúncios no Google e virou um expert no assunto é hora de colocar em prática. Se preferir deixar isso nas mãos de profissionais, entre em contato com nossa agência de marketing digital Campinas.

Fontes: https://kinsta.com/blog/how-to-use-google-adwords/

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